Skip to Content

VIEIRA DA SILVA/ ARPAD SZENES - A LINHA DO ESPAÇO

graficas, artesgraficas, livro,impressao, offset, graficas no porto

“Ao longo da sua rica história, que agora comemora 20 anos, o Museu Arpad Szenes-Vieira da Silva abordou sob diversos ângulos a obra de Vieira da Silva e de Arpad Szenes. 

Trata-se de um trabalho notável da responsabilidade, primeiro de José Sommer Ribeiro e depois, até agora, de Marina Bairrão Ruivo, a quem se deve a exposição A linha do Espaço - Vieira da Silva, Arpad Szenes e os seus contemporâneos.

Ao juntar uma importante selecção de obras de Vieira da Silva e de Arpad Szenes, muitas das quais de coleccionadores e instituições estrangeiras e que nunca tinham sido vistas em Portugal, com obras de outros artistas que com eles conviveram e de quem foram amigos em Paris, numa exposição que ocupa todo o Museu, percebe-se melhor a importância destas relações pessoais e artísticas na obra de cada um deles, ao mesmo tempo que avulta a sua originalidade.

Esta exposição é também o momento adequado para uma reflexão mais profunda sobre o processo criativo destes dois artistas, aquilo que os distingue e os respectivos percursos. Um caminho que é aberto pelo importante estudo de José Gil, publicado neste catálogo e a quem muito agradecemos.”



artigos | by Dr. Radut