Skip to Content

CABECEIRAS DE BASTO - HISTÓRIA E PATRIMÓNIO

"Uma monografia sobre o concelho de Cabeceiras de Basto concebida a partir da ideia do homem interagindo com o território de modo a contribuir para que os homens de hoje conheçam um pouco melhor a História e o Património deste espaço e das suas gentes.

Dividida em duas partes, uma, abarcando a História e o Património do actual município de Cabeceiras de Basto, a outra, debruçando-se sobre as dezassete freguesias do concelho, dando a conhecer em cada uma aspetos particulares relacionados com a natureza, a agricultura, o património móvel e imóvel,  a arte e as artes, a gastronomia, as festas e as crenças.
O concelho de Cabeceiras de Basto situa-se entre os grandes maciços orográficos do Gerês e do Marão, e na periferia Sul e Oeste do relevo granítico da Serra da Cabreira.

O concelho de Cabeceiras e Basto é um território rico em paisagem, em fauna e em flora, em património edificado - igrejas, casas senhoriais, casas de lavoura, moinhos - em festas e romarias, em artes tradicionais, em produtos florestais e agrícolas e em património imaterial."


 



artigos | by Dr. Radut