Skip to Content

OUT OF THE ORDINARY - JORGE WELSH

Graficas, Artes Gráficas, Printing

"Aqueles que estão familiarizados com os nossos catálogos e exposições sabem que tentamos dedicá-los a um tema específico, muitas vezes na área da porcelana da china de exportação. Catálogos anteriores incluíram temas como Cenas Europeias, Linglong, Porcelana Kraak, Porcelana Zhangzhou, Biscuit Wares e Ko-sometsuke, os quais focaram aspectos específicos na produção da porcelana da China de exportação, como o estilo, período e características de fabrico, decoração, ou mercado para o qual foi exportada.

Esta exposição e catálogo, embora também focados num tema específico, distanciam-se um pouco destes últimos, e relacionam-se sobretudo com o impacto que a porcelana da China de exportação teve na sociedade dos séculos XVII e XVIII, e o papel que desempenhou na vida sofisticada de uma determinada fação da sociedade na época.

As peças de porcelana da China de exportação produzidas a partir do século XVII para o Ocidente, destinavam-se essencialmente ao clero e à aristocracia e nobreza, servindo não só como objectos decorativos, mas também como objectos do quotidiano.

Um variado  conjunto de formas foi criado para utilização na mesa, na higiene e até mesmo como objetos decorativos ou de cariz pessoal.

Hoje em dia esta porcelana é geralmente encontrada nas coleções particulares e museus pelo mundo. É objeto de minuciosa pesquisa, publicações e exposições, sendo ainda um dos campos do mercado de arte de maior reconhecimento internacional e para o qual existe uma grande procura.”



artigos | by Dr. Radut