Skip to Content

PEDRAS - 140 ANOS UMA MARCA COM VIDA

A celebrar os 140 anos da Água das Pedras Salgadas foi lançado este livro profusamente ilustrado com imagens que retratam a vida das Águas das Pedras  ao longo de mais de um século.
"Água de circulação subterrânea, que na passagem pela rocha granítica permeável obtém as características que a fazem única, impossível de copiar ou reproduzir. Intacta em lençóis, a mais de mil metros de profundidade que demoram dezenas, centenas de anos a completar e renovar o seu ciclo, e alcançar a perfeição. Hipersalina, gasocarbónica, bicarbonatada diz a ciência, volta a dizer a ciência, 140 anos depois da primeira análise realizada em 1871, para dar fé da qualidade excecional da água da Bacia de Pedras Salgadas e os seus aquíferos."


Em 1810 escrevia Francisco Tavares: “De outras águas que poderão, talvez, pertencer às salinas frias da província de Trás dos Montes, não tive outra notícia, senão de huma que, do sabor da água, deu o nome de Pedras Salgadas ao sítio onde nasce, perto de Villapouca de Aguiar, mais próximo de Villareal do que de Bragança.”


 



artigos | by Dr. Radut