Skip to Content

ISCAP-SOB O PRISMA DA HISTÓRIA

"Em boa hora, e para comemorar os 125 anos da atividade do ensino comercial, a administração do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto resolveu encomendar e publicar esta obra monumental, que nos conta a sua história e a do antigo Instituto Comercial do Porto."

Mas, independentemente do mérito dessas instituições, que tanto tem contribuído para o fomento das empresas do Porto e da sua região, formando sucessivas gerações de quadros técnicos, este livro resulta, igualmente, numa história inédita da atividade comercial no Porto. A atividade comercial no sentido lato, note-se, e que incluía, no seculo XIX, todas as empresas mercantis. Ou seja, os “negociantes, mercadores, fabricantes e banqueiros”.
E, como se sabe, foi exatamente nesse seculo XIX, e por via desse impulso empresarial, que o Porto teve a sua época de ouro. Para isso, contribuíram os empreendedores da cidade, e muitos outros que aqui chegaram, e que fizeram do Porto uma verdadeira capital da industrialização tardia. Sucede, contudo, que esse apogeu só foi possível porque, muito cedo, entenderam que o progresso das suas empresas e dos seus negócios dependia, em larga medida, da existência de uma mão-de-obra especializada.
Como sempre acontece no Porto, essa exigência exigiu que as forças vivas da cidade se empenhassem contra as práticas centralistas, que então, como agora, privilegiavam a capital, e que concentravam os estabelecimentos de ensino em Lisboa."



artigos | by Dr. Radut