Skip to Content

PRÉMIO FOTOJORNALISMO 2013

"Atribuímos o prémio ESTAÇÃO IMAGEM | MORA a Bruno Simões Castanheira, cuja excelente e exaustiva reportagem sobre a crise económica na Grécia nos deslumbrou pela sua complexidade e pela soberba execução visual. Cada uma das imagens abordava um aspecto em particular do problema económico e das suas consequências sociais, e cada uma delas perfeita em termos de composição e execução. Trata-se de uma reportagem magnífica, com um conteúdo altamente emotivo.

Durante a nossa estadia em Mora viajámos visualmente pelo mundo. A fotografia levou-nos a diversos países, à América do Sul, a Cuba, ao norte de África, e confrontou-nos com assuntos perturbadores em vários locais. Ainda assim, nem todas as reportagens focaram o lado negro de assuntos internacionais. Ficámos encantados com uma reportagem sobre taxistas indianos que dormiam a sesta e adorámos o futebol africano. Nas reportagens submetidas, as imagens eram a preto e branco e a cores, ou alternavam entre uma e outra. Vimos fotojornalismo clássico mas também vimos trabalhos documentais menos tradicionais e com uma abordagem mais personalizada. E, para nosso grande alívio, a problemática da manipulação digital não representou qualquer dificuldade para o júri.
De um modo geral, ficámos impressionados com o elevado padrão das histórias, especialmente nas categorias de Assuntos Contemporâneos e Vida Quotidiana. Contudo, também houve tristeza. A falência ou os cortes significativos numa série de jornais e revistas implicam que há menos lugares onde os fotógrafos possam publicar as suas reportagens, e/ou que esses profissionais tenham perdido a segurança dos seus empregos e serviços. É uma realidade preocupante. Tudo isto constitui um motivo determinante para que o júri preste homenagem à ESTAÇÃO IMAGEM e à vila de Mora por trabalharem em nome da fotografia em Portugal."



artigos | by Dr. Radut