Skip to Content

LUGARES PROVÁVEIS

"O Núcleo de Arquitectos da Região de Braga da OASRN, tem-se submetido ao risco, quiçá desafio, de apresentar uma série de eventos fora dos formatos que convencionalmente lhes reconhecemos. Assim se apresentou uma instalação itinerante que expõe seis projectos de arquitectura produzidos e localizados no distrito de Braga.

Desenhamos um estendal urbano – como gostávamos que fosse reconhecido – tornando implícita a metáfora dos Lugares Prováveis que usou de um formato pouco convencional de expor uma mostra de arquitectura. Contudo, acreditamos que este é o papel do arquitecto: usar da liberdade para manipular factos sem perder de vista a razão e a objectividade. Este processo de reinvenção constante, associada a uma ideia do poder de transformação da arquitectura, faz-nos perceber a enorme responsabilidade que temos em mãos. É isto que quisemos reclamar, uma amostra do universo de ação sobre a qual  arquitectura gravita e os seus resultados concretos.
 Identificando o senso-comum como o público alvo, foi nossa preocupação tornarmos esta instalação/exposição essencialmente pedagógica através de uma descodificação operativa e não complexa. Fugimos, pois, dos fundamentos retóricos e disciplinares pelos quais a arquitectura normalmente se baliza,
Na dificuldade de nos sublugarmos a arquitetos e obras do distrito mais ou menos reconheciveis, elencamos os lugares comuns que nos aproximassem deste entendimento, tais como:
Lugar de investigação; Lugar do Espaço Público; Lugar da Regeneração Urbana; Lugar da Multidisciplinariedade; Lugar da Reabilitação e o Lugar da Escala.
Nesta generalidade aparente lançamos pistas para uma descodificação de valores e para uma compreensão de que estes são intrínsecos à nossa condição de homens. Enquanto não percebermos esta mensagem, continuamos a hipotecar o nosso território, as nossas cidades , as nossas relações e o nosso bem-estar.
Com este gesto, cumprimos o nosso dever cívico."
Núcleo de Arquitectos da Região de Braga da Ordem dos Arquitectos Secção Regional Norte



artigos | by Dr. Radut