Skip to Content

EGOISTA-POESIA

 Graficas Artes Gráficas Revista

O atelier 004 volta a colaborar com a Norprint para mais uma edição da revista Egoísta, a publicação europeia mais premiada até hoje. A edição de Natal veio pôr cobro a uma interrupção que o proprietário da revista, o grupo Estoril Sol, optou por fazer por razões estratégicas e certas. O desafio para o atelier 004, em termos gráficos e editoriais, voltou a apresentar uma bitola alta. Ao fim de treze anos de edições, todas distintas, é natural que uma nova publicação, depois de um período de pousio, mereça a máxima das atenções. Não podia ser de outra maneira. 

Há uns tempos, conta-nos a editora da revista, o atelier 004 recebeu um pequeno bilhete que rezava assim:
"Minha Senhora, recebi a Egoísta. Não sei como a vai conseguir melhorar."
Na volta do correio, seguiu a resposta:
"Caro Professor, eu também não faço ideia."
A verdade é que a Egoísta não é um produto exclusivo do contributo de uma equipa - Joana Miguéis, Rodrigo Saias (design), Sara Cunha (produção) - que reside e faz do atelier 004 uma casa distinta das outras. A Egoísta vive e respira a qualidade das colaborações generosas de todos aqueles que chegam às nossas páginas e aceitam o que fazemos com o trabalho alheio. As ideias que nos chegam são tão maravilhosas quanto são as que vamos conseguindo concretizar. Outras vezes, é obrigatório rever o conceito, perceber a limitação do papel e ainda as inovações que se podem aplicar. O atelier 004 está atento às novidades e evolução do mercado, basta recordar a capa de uma edição anterior que, para ser vista, tinha de estar no micro-ondas durante dez segundos.
De tempos a tempos, percebemos que soluções tipicamente Egoísta acabam por surgir em outras publicações e, na nossa opinião, é assim que se faz escola.
Há mais de uma década a equipa do atelier 004, com o director da Egoísta, Mário Assis Ferreira, decidiram que a revista seria temática. Houve quem não acreditasse neste conceito. Nada mais errado.
Prova disso mesmo é a aposta extrema de fazer uma revista em forma de bloco, com duas estampagens de dourado distintas, com uma fita para lembrar o Natal, e um tema superior: Poesia. Acreditamos que os poetas são responsáveis pela rotação do planeta, das coisas boas, do mundo mais frágil. Esta edição também é isso. Uma homenagem. No fim, com o material reunido, com a enorme ajuda da escritora Maria Manuel Viana, faltava alguma coisa. Em horas percebeu-se o que era e o atelier 004, com a ajuda da jornalista Patrícia Fonseca, voltou a contactar os Estados Unidos da América, de novo a conversar com o manager da enorme Annie Leibovitz. Quando o pdf da revista na íntegra foi enviado, o Jeffrey, é o seu nome, mandou um email a dizer que era "simplesmente a revista mais bonita que tinha visto nos últimos anos." 
Um produto de comunicação de uma grande empresa - detentora do Casino Estoril, Lisboa e Póvoa de Varzim -, a Egoísta é um cartão de visita da Estoril-Sol, uma outra forma de pensar os novos talentos e os velhos, na literatura, nas artes, sempre com espírito inovador e sempre com um afecto especial ao papel.

Graficas Revista Egoista



artigos | by Dr. Radut