Skip to Content

O OUTRO - ITINERÁRIOS DE HOSPITALIDADE

Graficas, artes Graficas, impressão,printing

"É um exercício de revisitação que provoca porque, sendo imagem, não é de ver e, sendo texto, não é de ler - é um livro para respirar, um modo de escutar a multissecular e multirreligiosa tradição das Obras de Misericórdia.

Um livro em que a figura e a palavra se encontram no silêncio e contam o segredo esquecido de que somos uns com os outros e uns para os outros, segredo escondido nas raízes culturais da Europa que urge reinventar para percorrer novos itinerários de hospitalidade.

“O livro agora trazido a público pelo Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa do Centro Hospitalar de São João, interligando o manancial criativo de Avelino Leite e as reflexões do Padre José Nuno, tão intensamente influenciadas pela vida hospitalar quanto interpelantes e paradoxais, constitui uma obra marcante na celebração dos cinquenta e cinco anos do hospital.

A boa vontade dos autores e dos que apoiaram a edição permitiu que o Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa do Centro Hospitalar de São João, prosseguindo uma missão fortemente influenciada, tal como a própria vivência hospitalar, pela acção longeva do seu director, voltasse, à semelhança do que quotidianamente acontece no hospital, a desafiar-nos para a reflexão.

Fá-lo recorrendo à beleza das imagens e das palavras que, numa multiplicidade de leituras, nos desafiam a melhor entender a vida e, naturalmente, a morte e a exultarmos por termos o Dom de as podermos viver no hospital.

Este Dom tem inspirado a vida do autor das palavras – e, nelas, genuinamente se plasma – e é razão e essência da sua acção e tem motivado o criador das imagens que, agora, nos interpelam.

Este livro emana do hospital mas é, também, razão de ser hospital."



artigos | by Dr. Radut