Skip to Content

MONTALEGRE

“ Trata-se de um roteiro turístico que fala da terra, da vida e da gente, no conjunto do território. Fala de Montalegre pela escrita e também pela imagem. Com elevado sentido estético, enquadra a riqueza da palavra e a imagem da nossa beleza paisagística, o património histórico e cultural, os nossos usos e costumes, a vida das gentes e das aldeias."
Todavia, com esta obra dispomos do índice de uma grande monografia, assim haja trabalho e vontade para a desenvolver. Temos, seguramente, um cativante roteiro cultural, um repositório histórico e um instrumento de informação e promoção.
Este livro é um hino à beleza da nossa terra. Foi por isso que ele foi concebido.
Para que os Barrosões se conheçam melhor e para que continuem a orgulhar-se das suas origens”.
“A vila de Montalegre é cabeça das Terras de Barroso, continua a sê–lo na passagem para Julgado e é ainda do concelho, com área que ultrapassa 800 km2 , com mais de 70 quilómetros de fronteira com a Galiza Meridional. Ao longo do seu planáltico território acomodam-se 135 povoações.
Montalegre, capital das Terras de Barroso há 740 anos, situa-se na prega mais setentrional do edénico planalto barrosão. Com efeito, assumiu tal privilégio no dia 9 de junho de 1273, por carta concedida pelo “Bolonhês”, o rei D. Afonso III.”



artigos | by Dr. Radut