Skip to Content

CARPE DIEM - Arte e Pesquisa

 

 “Este livro assinala os cinco anos de actividade do Carpe Diem Arte e Pesquisa (CDAP) e pretende reflectir,  além de uma visão panorâmica sobre as obras de arte e artistas que integraram a sua programação desde 2009 até à presente data, a sua dinâmica particular enquanto estrutura artística".

Para tal, procedeu-se a uma pesquisa exaustiva no arquivo interno do CDAP, composto por milhares de  imagens que documentam as várias fases do processo de trabalho dos artistas in situ, a apresentação das peças e a sua recepção pelo público.

Em sintonia com o posicionamento do CDAP, na  abordagem a esta edição privilegiou-se a criação de um fio condutor espacial que proporcina ao leitor a experiência de revelação das obras por meio da  deambulação virtual pelos espaços do Palácio Pombal em diferentes momentos, em detrimento de outros possíveis critérios de organização, como sejam os de ordem cronológica ou hierárquica.

Desde o seu início, e pela mão de Paulo Reis, o CDAP assumiu como projecto e programa, desenvolver  o compromisso de criar um local de encontro entre os vários agentes de produção de arte contemporânea na cidade de Lisboa. Esse compromisso é possível graças ao envolvimento dos artistas, das equipas afectas a cada projeto, dos agentes públicos, privados, nacionais e internacionais, que acreditam que um projecto  desta natureza pode marcar a diferença. Ao aliar aspectos e instrumentos da cultura antiga da cidade com a contemporaneidade pulsante dos nossos tempos, o CDAP espelha e promove o panorama artístico actual.

Em harmonia com a essência do CDAP, esta edição foi criada para usufruto da comunidade. É também, uma homenagem a Paulo Reis, génese e alma do Carpe Diem Arte e Pesquisa, por muitos anos que se sigam”.

Publicado na Newsletter Norprint, Julho, Ano 2014, No. 94




artigos | by Dr. Radut