Skip to Content

MARWAN - 1962-1972

 “É um momento privilegiado para o Museu de Arte Contemporânea de Serralves publicar este catálogo, que acompanha a exposição de pinturas e obras em papel produzidas entre 1962 e 1972 pelo célebre pintor sírio Marwan".

Este é o primeiro livro sobre a obra do artista publicado em português e esta a primeira exposição da sua obra apresentada em Portugal. 

Mohamed Marouan Kassab-Bachi, conhecido simplesmente por Marwan, é internacionalmente considerado um dos grandes artistas árabes contemporâneos. Embora a reação à obra de Marwan tenha permanecido em grande medida restringida à Alemanha, onde o artista vive desde 1957, no mundo árabe ele é encarado como um dos seus artistas vivos mais importantes.

Nos últimos anos, as suas pinturas começaram a atrair cada vez mais a atenção internacional, com os museus a reconhecerem a sua importância no seio de uma história mais vasta que vai além do cânone ocidental de modernidade. As pinturas e as aguarelas produzidas de 1962 a 1972 constituem um conjunto exemplar de obras pouco conhecidas que assinalam o começo de uma obra que abrange mais de cinquenta anos. O facto de algumas destas pinturas extraordinárias se encontrarem ainda em posse de Marwan sugere uma ligação de natureza claramente pessoal. O período ao longo do qual foram produzidas, entre os estudos de Marwan na Hochschule der Bildende Künste, em Berlim, e a sua viagem a Paris em 1973, revela um tempo de experiência generativa e reflexão artística que atravessa um período de mudança histórica tumultuosa, de uma Alemanha dividida na sequência da construção do Muro de Berlim em 1961 à guerra israelo-árabe de 1973. As paisagens fragmentadas e os retratos que se tornam paisagens no trabalho de Marwan desse período testemunham uma experiência de pintura obstinadamente individual na qual introspeção e obsessões íntimas se encontram na expressão da inquietação e das frustrações partilhadas por uma geração de artistas e intelectuais árabes à qual Marwan pertence”.



artigos | by Dr. Radut