Skip to Content

Global by Design: Chinese Ceramics from the R. Albuquerque Collection

 
Catálogo para a exposição realizada no Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, "Global by Design: Chinese Ceramics from the R. Albuquerque Collection”. A exposição reúne várias peças de porcelana chinesa do final do século XVI ao século XVIII, período durante o qual se tornou num luxo global, transformando a produção de cerâmica europeia e os próprios hábitos sociais do Ocidente.
 
A exposição abrange 48 entradas com 60 peças excepcionais de uma coleção privada brasileira, que serão expostas pela primeira vez. Esta exposição além de explorar o comércio dentro da Ásia, centra-se no desenvolvimento de tipologias e designs que reflectem a história de influências culturais entre a China e o Islão, quando as obras de arte que reflectiam as tradições chinesas e islâmicas foram introduzidas na Europa e nas Américas.
 
A introdução é de Denise Patry Leidy, curadora do Metropolitan Museum of Art, e as entradas do catálogo são escritas por Maria Antónia Pinto de Matos, diretora do Museu do Azulejo em Lisboa e especialista em porcelana chinesa de exportação.

 

Global by Design: Chinese Ceramics from the R. Albuquerque Collection
Londres/Lisboa
Jorge Welsh Research & Publishing, 2016



artigos | by Dr. Radut