Skip to Content

EU NÂO EVOLUO - VIAJO. - JOSÉ ESCADA

"eu não evoluo, viajo é a primeira exposição retrospetiva dedicada ao artista José Escada (Lisboa, 1934-1980), que pretende dar a ver criticamente uma obra e um percurso artístico singulares no contexto do modernismo português e europeu.
A sua obra, maioritariamente localizada em coleções particulares e com fraca representatividade nas coleções públicas e museológicas, tem na Coleção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian um núcleo significativo de trabalhos que espelham também a relação privilegiada que o artista manteve com esta Fundação, presente em muitas das etapas decisivas, por vezes difíceis, da vida do artista. Esta relação remonta a 1957, ano em que José Escada participou na I Exposição de Artes Plásticas.
Como tantos outros artistas da sua geração, José Escada parte para Paris em 1960 com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, onde se junta a Lourdes Castro e René Bértholo, na procura de um meio exigente e estimulante onde possa desenvolver o seu trabalho no campo da pintura."



artigos | by Dr. Radut